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terça-feira, 11 de janeiro de 2011

A INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

RESENHA

Sabe-se que tanto a educação, como a informática no Brasil, foram influenciadas por outras culturas.
 Nos anos 80 liderado por Papert teve inicio o movimento conhecido como filosofia e linguagem LOGO, por meio deste que propagou a idéia que defendiam que o computador era um meio de catalisa conceitos complexos, que possibilitam aos alunos trabalharem estes conceitos de maneira simples e lúdica.
Nesse sentido muitos movimentos e instituições públicas, defendiam a proposta de implementação da tecnologia no contexto educacional, e assim o MEC passou a financiar o desenvolvimento de pesquisa na área de formação de recursos humanos, também o desenvolvimento de metodologias educacionais apoiadas nas novas tecnologias do computador e redes.
Só 1984, após muitos estudos foram que o MEC lançou a EDUCOM, sendo o pioneiro na área da educação, lançou muitos outros projetos como; Proninfe, Proinfo. Lembrando que ela só foi reconhecida como metodologia de trabalho segundo Andrade somente a partir 1970.
Acredito que a tecnologia ao longo da história da educação brasileira vem construindo a sua história, e deve ser um mecanismo de aprendizagem, mais por outro lado, apesar dos avanços estamos há passos lentos, pois ainda nos depararmos com profissionais que não estão preparados para fazer uso dessa nova tecnologia, impossibilitando adequação dessa realidade no contexto educacional.

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